O estudo da música em si, durante a infância, possibilita diversos benefícios para o desenvolvimento da criança como um todo. Entre eles estão o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança. O canto é o primeiro instrumento que todos nós aprendemos a tocar. Até mesmo de forma intuitiva. Nas primeiras aulas de canto aprendemos as primeiras noções dos conceitos básicos do cantar, inseridos na conscientização corporal de cada aluno, de uma forma natural, lúdica e divertida.
O estudo do canto, proporciona um auxílio principalmente na consciência corporal e na comunicação com o outro. Além disso, o ato de cantar promove o bem-estar pessoal e psicológico, o desenvolvimento harmonioso, o autocontrole e a autorrealização. Os aspectos que são trabalhados em aula são:
1. RESPIRAÇÃO: Exercícios de resistência respiratória, que permitirá aos alunos conseguirem cantar longas frases musicais sem precisar respirar no meio da frase ou palavra; exercícios de respiração com ritmos e formatos de embocadura diferentes, que possibilita a troca gasosa com agilidade; e exercícios com noção de apoio, visando à conscientização da musculatura abdominal para que, mais tarde, seja feita a relação corpo/apoio/sustentação/voz.
2. AQUECIMENTO VOCAL: Entoar notas com frases musicais diferentes explorando grande parte da extensão vocal de cada aluno: esses exercícios, além de colaborarem com a percepção e a repetição melódica, têm como objetivo expandir os limites da extensão vocal de cada um.
3. EXERCÍCIOS REPETIÇÃO E IMPROVISO: Consistem em repetir uma melodia ou ritmo proposto pela professora e, em seguida, criar outra que também será repetida pelo colega, que também criará outra, sucessivamente.
4. REPERTÓRIO: Divide-se em músicas escolhidas pela professora e músicas que são sugeridas pelos alunos. No geral, essas músicas são cantadas em grupo sempre, mas também existe a possibilidade de pequenos solos. Também são propostos pequenos cânones, que têm como objetivo desenvolver a independência vocal e uma audição mais voltada para a harmonia da música.
5. CRIAÇÃO MUSICAL/COMPOSIÇÃO: Neste exercício cada aluno ou dupla cria rapidamente uma melodia com letra (pode ser uma música que já existe – paródia) e, no final, todos apresentam suas criações cantando.
Venha! Agende uma aula experimental e conheça uma pouco mais sobre este instrumento que todos possuem!